quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MÍSEROS 500



























Salete observou a mulher loira e alta, trajando um casaco vermelho sentar diante dela, se apresentando como Tuquinha Vasconcellos. Estendeu-lhe a mão branca de dedos cheios de anéis muito brilhantes.

- Prazer...Salete - se apresentou, retribuindo ao gélido aperto de mão.

- Bem, Celeste... você tem experiência como doméstica?

- Tenho, sim senhora...

- Senhora está no céu, hein? Quantos anos acha que eu tenho?

- Não sei, não senhora...

- Já mandei não me chamar de senhora! Vamos, diga minha idade!

- É... bem... acho que uns quarenta e cinco...

- Que horror!!! eu ainda nem fiz quarenta! Pareço tão acabada assim? quantos anos você tem? 20?

- Vinte e dois, senhora.

- Afe... vamos mudar de assunto. Você sabe cozinhar, lavar, passar?

- Sim, faço isso desde os nove anos.

- Possui referências? Isso é muito importante, Celeste.

- Sim, senhora. Aqui está a carta assinada pela minha ex-patroa. Saí do emprego porque o marido deixou dela e aí a coitadinha não teve condições de continuar me pagando.

- Ora, ora... chegamos aonde eu queria... Por que o marido dela a abandonou?

- Acho que arrumou outra mulher na rua, não sei bem.

- Sabe, Celeste... eu tenho uma teoria de que... se o homem estiver satisfeito com o que tem dentro de casa, não vai procurar fora. Concorda?

- Dizem que sim, Dona Tuquinha.

- Pois então... estou disposta a oferecer uma quantia razoável "por fora" para que você satisfaça meu marido alguns dias na semana. O que você acha?

- Eu não sou dessas, Dona.

- Ora... menina. Deixa de ser boba. Olha, é 500 reais a mais, hein?

- 500?

- Sim. E ele já tem uma certa idade, não vai te procurar toda hora.

- Não sei... mas por que a senhora quer atirar seu marido nos braços de outra? Eu, hein! rico tem cada uma...

- Afe... você não é "OUTRA", se enxerga! Você uma serviçal. Meu marido nunca abandonaria o lar por causa de uma serviçal. Menina, você precisa alcançar o meu nivel de raciocínio.

- Está bem, eu aceito, Dona Tuquinha. Pelos 500.

......................................................

Em menos de um ano, Salete e o ex-patrão (agora noivo) curtiam férias nas Bahamas. sempre ria com desdém, quando lembrava dos míseros 500.



Ükma. Ilustração: Mário Alberto.